Verso para memorizar: "cruel é o furor, e impetuosa a ira, mas quem pode resistir à inveja?" (provérbios27:4)
"uma das emoções mais devastadoras é a inveja. É o tipo mais antigo de pecado (Is.14:14) e pode ferir não só as relações interpessoais (2Co12:20) mas também a saúde física (Pv14:30)."
O conceito de inveja de acordo com o Wikipédia pode ser dado de vários pontos de vista. Mas eu quero abordar 2 conceitos diferentes, mas em essência parecidos:
"Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor."
"Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."
Aqui temos 2 pontos de vista:
1° > a inveja que tem os bens materiais como alvo do desejo. Eu diria que é a inveja mais frequente nas relações interpessoais, esse sentimento em termos gerais provém de pessoas mau- sucedidas, muito ambiciosas, egoístas, e como diz o próprio texto acima citado, de pessoas soberbas.
2° > A inveja no ângulo de uma pessoa totalmente sem personalidade, incapaz de tentar construir a própria vida e que vive imitando àqueles que são o alvo de seu sentimento destrutivo. Pessoas assim tendem a desenvolver problemas psicológicos como: Paranóia, obssessão, etc.
Analisando os versículos citados temos:
Pecado (Is14:14) > "Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao altíssimo."
Essas palavras são fruto do coração contaminado de Lúcifer. A inveja pode ser considerado como sinônimo da cobiça, emoção/sentimento citado nos 10 mandamentos, onde Deus diz que não devemos alimentar no nosso coração. Além de que, a inveja é um dos 7 pecados capitais.

Aqui, paulo em sua 2ª epístola aos coríntios apela a consciência da igreja de corinto, quanto aos riscos de ambos servirem de pedra de tropeço de uns para com os outros, falando-lhes a respeito das mudanças ocorridas devido ao muito tempo que não se viam, e advertindo-os sobre as emoções pecaminosas que poderiam brotar tanto no coração daquelas pessoas quanto no dele. Com isso, Paulo "desvia-se do mal" , de pecar contra Deus e evita problemas posteriores de relacionamento com a igreja de Corinto que já dava muita dor de cabeça.
Problemas de saúde (Pv14:30) > "O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos"

Nesta semana, vamos acompanhar e ver exemplos de pessoas na bíblia que permitiram que a inveja "afetasse o seu comportamento", e as consequências de tais comportamentos.
0 comentários:
Postar um comentário