quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um pouco de psicológia. Técnicas psiquicas....



Quando estamos na fase colegial nossos educadores nos ensinam a sermos bons administradores, médicos..etc. Nos ensinam a sermos ótimos profissionais, pelo menos é o que esperamos.Mas como a nossa vida não gira em torno somente da vida profissinal, existe o nosso psique que não é menos importante. Pois, sem o controle psicológico vamos a algum lugar?

A nossa  mente é dividida em 3 grandes áreas. As duas primeiras são inconsciente e consciente.A área mais profunda é do inconsciente, pois suas atividades atuam em milésimos de segundos resgatando e  organizando  as informações da memória e por consequência a construção de pensamentos e emoções. Esse fenómeno é chamado de RAM- Registro Automático da Memória, assim construimos a nossa plataforma que forma o nosso EU, que só é a expressão  máxima da consciência crítica da liberdade de escolha. A segunda se refere as variáveis que em frações de segundos que lêem a memória e produzem pensamentos e, imagem mentais  e idéias e fantasias. Quem são as variáveis? Como Estou- seu estado emocional e motivacional, Quem sou eu?-a história existencial arquivada nas janelas da memória, Onde estou?-ambiente social, Quem sou eu geneticamente-natureza genética e a matriz metabólica cerebral,  Como atuo como gestor da pisque- o eu como diretor do roteiro da nossa história. Na terceira área da inteligência, é o resultado das duas primeiras áreas , tendo assim comportamentos perceptíveis, se evidência  o raciocino e sua rapidez capacidade de assimilação de  informações, o nível de maturidade no foco das tensões, inclusão , solidariedade, generosidade....

Para  a nossa psique, um dos pontos importantes é buscar a sabedoria  diante da nossa filosofia de vida e na nossa área psicológica. Precisamos dos  choques da  dúvida e da crítica.  A nossa sociedade se tornou muito conformista, e coitadista também, pois sempre nos conformamos com tudo, e pra piorar  nos fazermos de coitadinhos diante dos problemas. A melhor forma de lidarmos com isto é criarmos um estômago psicológico, como assim? Quando nos alimentamos não há uma absorção dos alimentos? Pois é , da mesma forma podemos tratar a nossa mente, temos que criar um senso crítico das coisas separar os elementos,ou melhor analisar sempre, ponderação. É quase impossível sobreviver de uma forma saudável na sociedade em que vivemos sem ter o senso crítico e a dúvida. A dúvida e a crítica nos tornam atores e atrizes principais do teatro psciquico. O processo é longo e muitas vezes  dolorido, mas fascinante.

Continua....

                                                               Anny Amaral

 Baseado: O código  da  inteligência- Augusto Cury











0 comentários:

Postar um comentário